A Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda organizou mais um encontro distrital de associações juvenis que decorreu de 4 a 6 de Dezembro, na vila de Fornos de Algodres, contando com cerca de 150 participantes e representantes de outras federações regionais do país. A temática escolhida teve a ver com o futuro para os jovens portugueses, onde se promoveram e discutiram ideias, os conceitos de juventude, a participação social, a democracia e os jovens, a cidadania ativa, a inclusão social e as oportunidades para os jovens de hoje.

O dia 4 foi marcado com a presença da carrinha da FNAJ – Abrindo caminho para a igualdade e da Academia Synergia no Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, da qual resultou uma reportagem da RTP1 para o Portugal em Directo nas instalações onde iriam decorrer os trabalhos.

No sábado de manhã, decorreu no Centro Cultural o painel “Que futuro para os jovens portugueses?” que teve como facilitador o Jorge Esteves (Jornalista da RTP1) e como oradores Carlos Cunha (Ator no grupo Comédia a la Carte), Manuel Paraíso (Técnico de reinserção social) e Susana Oliveira (Jurista/proprietária do Lagar Herdeiros de Emídio Ferreira). Durante a tarde destacou-se mais uma vez o painel “Jovens Empreendedores” onde foram apresentadas as boas práticas existentes em cada associação/entidade. Para além disso foram realizados workshops cujas temáticas se prenderam com a criação de currículos criativos, comunicação nas associações juvenis e tecnologia Google ao serviço do associativismo juvenil. Depois de jantar houve oportunidade de as associações juvenis apresentarem o que de melhor fazem junto dos jovens e das suas comunidades na mostra associativa que decorreu na Casa do Benfica de Fornos de Algodres.

No domingo, dia 6, teve lugar a tradicional “Hora de partir a loiça!” onde foram debatidas as políticas públicas de juventude e o encerramento da Pousada da Juventude da Guarda. Seguiu-se a tomada de posse dos novos corpos sociais da FAJDG para o triénio de 2016-2018, dando-se por finalizada mais uma edição do EDAJ Guarda.

 

 

Back to Top