O Encontro Nacional de Associações Juvenis de 2015 realizou-se no fim-de-semana de 14 e 15 de Novembro e teve lugar na cidade de Albufeira. Como já vai sendo habitual a ADCS Aldeia de S. Sebastião marcou presença neste, que já vai na sua 14ª edição.

 

O 14ºENAJ contribuiu para a criação de espaços de debate e intercâmbio de ideias, bem como para a reflexão e formulação de propostas através das Politicas Públicas da Juventude. A manhã de sábado foi de receção aos participantes e sessão de abertura, onde o presidente da Câmara Municipal de Albufeira e o presidente da FNAJ agradeceram aos jovens a sua participação, dando assim início a mais um encontro. À tarde foi tempo de reflexão sobre os problemas dos jovens na atualidade, cujo tema foi "O papel dos jovens e da educação não formal na construção duma democracia participativa" que esteve a cargo do político e comentador Luís Marques Mendes e que foi um dos momentos altos do ENAJ. Houve ainda tempo para os grupos de trabalho temáticos, onde se debateram os horizontes de futuro e oportunidades de financiamento para as associações juvenis, bem como apresentação de ideias e inovadoras e boas práticas para a governação e juventude.

Depois do jantar, foi tempo das associações juvenis mostrarem os seus talentos, seguindo-se posteriormente a mostra gastronómica que contou com o tradicional presunto e outras iguarias.

A manhã de domingo contou com uma oficina de ideias e projetos – Juventude 2020, uma agenda para a governação e juventude. Também decorreu a apresentação do livro “Jovens e a Política” de José Miguel Bettencourt antes da sessão de encerramento, dando assim término a mais um encontro nacional de associações juvenis.

 

 

Back to Top