O Encontro Distrital de Associações Juvenis da Guarda, este ano realizou-se de 5 a 7 de Dezembro de 2014 e teve lugar na cidade de Trancoso, e como sempre a ADCS Aldeia de S. Sebastião marcou presença. Este encontro distrital conta já com dezoito edições, todas elas um sucesso.

 

O 18ºEDAJ Trancoso começou logo na sexta-feira, dia 5 com a receção e alojamento aos participantes. Depois da merenda na Associação Cultural e Recreativa de Trancoso, houve tempo para os mais corajosos participarem num Peddy-Papper pelo centro histórico da cidade, uma maneira de ficarem a conhecer os pontos principais para o desenvolvimento deste encontro.

No sábado pela manhã continuaram a chegar participantes ao Convento de S. Francisco onde se desenvolveu o colóquio e debate acerca do tema “Juventude e Interior – Antagonismo ou Audácia”, cujas intervenções estiveram a cargo do Dr. Luís Queirós – Presidente do Grupo MarkTest e fundador da Fundação Vox Populi, e do jovem escritor Trancosense Daniel Joana – Professor e autor do livro “Uma Costela da Beira Alta”. Os oradores relataram a interioridade como fator de inibição (ou não!) para os jovens do interior do nosso país, bem como as oportunidades e as dificuldades com que estes jovens se deparam no seu dia-a-dia. Durante a manhã podemos assistir também à cerimónia oficial de abertura deste encontro com entidades convidadas, às quais José Sério – Presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda, deu início. Seguiu-se a intervenção de Eduardo Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, José Vaz Secretário da Federação Nacional de Associações Juvenis, e para finalizar José Cardoso, Diretor Regional da zona centro do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Depois de almoço, teve início o painel “Jovens Empreendedores”, com a presença de Pedro Fernandes -Apicultor (Mel do Abel) e empresário na área do Turismo Rural (Quinta Nova), David Neves- empresário e produtor de eventos na Diplix Audio Som, Luz & Vídeo e um dos impulsionadores do projeto “Numa Bola de Sabão”, David Barroso – Cofundador do projeto Findster, nova tecnologia de localização de crianças e animais e ainda David Rodrigues – Fisioterapeuta de profissão e ciclista por opção, conquistou a camisola da juventude na volta a Portugal deste ano, será o primeiro ciclista do distrito da Guarda a ingressar numa equipa profissional. Este painel foi moderado por Davide Garcia (FAJDG) e contou com uma mesa cheia de ideias e debates. No centro cultural decorreram os workshops, cujos temas estavam ligados à Educação Ambiental, Programa Erasmus+ e Criação de Associações/Empresas.

À noite houve tempo para a mostra associativa que decorreu nas instalações da ACR de Trancoso, onde os jovens músicos de Aldeia de S. Sebastião mostraram o seu talento com os seus temas originais aos participantes que ali se encontravam.

No domingo, dia 7, os trabalhos terminaram com uma visita guiada ao centro histórico de Trancoso e com o já tradicional colóquio e debate “Hora de partir a loiça!” e os discursos finais de encerramento.

EDAJ Trancoso - Muito mais que merenda!


Back to Top