Este ano o Encontro Nacional de Associações Juvenis realizou-se de 3 a 5 de Outubro de 2014 e teve lugar na bonita cidade de Évora, e como já é habitual a ADCS Aldeia de S. Sebastião marcou presença neste, que já vai na sua 13ª edição.

 

O 13ºENAJ contribuiu para a criação de espaços de debate e intercâmbio de ideias, bem como para a reflexão e formulação de propostas através das Politicas Públicas da Juventude. Um dos momentos altos do ENAJ, foi o discurso do professor Marcelo Rebelo de Sousa acerca da participação dos jovens e o papel do associativismo na sociedade e na construção da democracia. A tarde de sábado contou também com uma reflexão sobre os problemas dos jovens na atualidade, cujo tema foi "Este país não é para jovens!?" que esteve a cargo do humorista e apresentador Luís Borges, do sociólogo Rogério Puga, da psicóloga Joana Amaral Dias e ainda do diretor da Garantia Jovem Vitor Pinheiro.

Houve ainda tempo para os grupos de trabalho temáticos, onde se debateram as politicas autárquicas de juventude, as prioridades para a ação governativa em juventude e ainda a cooperação ibérica, uma vez que vários conselhos regionais de juventude de Espanha estiveram neste encontro (Galiza, Castilla y Léon, Extremadura e Andaluzia).

Pedro Soares - Diretor da Agência Nacional do Programa Erasmus + Juventude em Ação fez a apresentação das novas ferramentas e potencialidades deste novo programa de mobilidade internacional.

E como não podia deixar de ser, e cumprindo com a tradição, no dia 4 à noite houve a mostra associativa, onde o grupo Join The Vulture representou a ADCS Aldeia de S. Sebastião com os seus temas originais, bem como a mostra gastronómica que contou com o tradicional presunto e outras iguarias tais como o javali, mostrando assim o que de melhor tem a nossa associação e o interior do país!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Back to Top