Mais um ano se aproxima do fim e também mais um ano de vida da ADCS. É, pois, um bom momento, para saudarmos todos os nossos conterrâneos, associados, amigos e colaboradores, dando conta do que foi  para a ADCS o ano que termina, e também dos nossos projectos e sonhos para o ano de 2010. 

 

Dando cumprimento ao nosso plano de actividades para 2009, foram concretizadas diversas actividades e obras que a seguir referimos.

 

 

Actividades: 

 

Dentre estas, salientamos a organização do primeiro torneio internacional de ténis de mesa de, o qual teve como objectivo promover a modalidade na nossa região, nomeadamente junto das camadas mais jovens.

Contámos com diversas equipas de primeiro plano, de Portugal e de Espanha, algumas das quais profissionais com campeões nacionais, e com representantes de topo naturais da nossa região.

Foi também dada a oportunidade de competir a amadores, tendo-se atingido o objectivo proposto, que foi trazer a modalidade à nossa região e promover um são convívio entre todos, participantes e público.

No plano de actividades para 2010 está contemplada a segunda edição deste torneio, esperando que o mesmo seja, de novo, um sucesso.

No seguimento de anos anteriores, promovemos no Verão as férias desportivas, com cerca de 70 jovens da nossa região, aos quais proporcionámos duas semanas de são convívio e uma experiência que certamente não irão esquecer nas suas vidas.

Foram desenvolvidas diversas actividades, tais como o BTT, a canoagem, passeios, desportos radicais, visitas, piscina, acampamento, actividades musicais, pintura, etc, estimulando neles valores positivos e contribuindo para uma formação equilibrada das suas personalidades. 

Para estes jovens, e muitos outros do concelho de Almeida e de concelhos vizinhos, promovemos também a segunda edição do baptismo de voo em avião, experiência única e só possível com a colaboração sempre pronta do Tó Januário e com a sua intervenção oportuna junto da Força Aérea.

O avião levantou da base do Montijo e proporcionou aos presentes um passeio pela região de Lisboa e arredores.

Também à semelhança de anos anteriores recebemos vários grupos de jovens de diversos pontos do país, através de intercâmbios com outras Associações e em colaboração com o Instituto Português da Juventude.

Trata-se de jovens em muitos casos provenientes de zonas problemáticas dos arredores de Lisboa e outras, os quais têm aqui a oportunidade de conviver num ambiente totalmente diferente do seu dia a dia.

É visível e, por vezes, manifestada em cartas muito particulares, a sua satisfação e agradecimento pelo que lhes foi proporcionado.

Em colaboração com o Centro de Emprego promovemos e levámos a cabo na nossa SEDE o curso Novas Oportunidades para 28 formandos, o qual dá equivalência ao 12º Ano e visa proporcionar mais e melhores oportunidades de trabalho aos frequentadores.

Também em colaboração com o POPH promovemos e levámos a efeito um curso de Formação Profissional para 14 Ajudantes de Acção Directa.

O estágio final foi desenvolvido em diversas Associações da região, quatro dos quais no LAR da ADCS, onde os formandos tiveram oportunidade de se familiarizar com o tipo de trabalho que se desenvolve nesta Casa.

Este ano recreámos de novo o Presépio ao Vivo, na Sede da ADCS, estando a representação a cargo dos alunos finalistas da Escola EB2 de Vilar Formoso, tendo a participação do Coro misto de Aldeia e Vilar Formoso e do Grupo de Cordas de Vilar Formoso, orientados pelo  Zé António Henriques.

Houve casa cheia e a participação da RTP, que passou  esta representação no dia 24 de Dezembro no TV Regiões.

Também apoiámos a representação da mesma peça na Igreja de Castelo Bom, representação promovida pela Junta de Freguesia, e ainda em Vilar Formoso, no salão do CAIS no parque industrial, com salas cheias nas três localidades, sendo visível a satisfação das pessoas por estes momentos que lhes foram proporcionados.

 

Obras:

 

Uma das obras concretizadas em 2009 foi a construção de um novo Bar de apoio à piscina, noutro local e com outra funcionalidade.

Esta obra vinha sendo pensada há algum tempo, e foi nosso objectivo dar maior privacidade aos utilizadores da piscina e ao seu espaço envolvente, recreando ao mesmo tempo um espaço de Bar e esplanada agradáveis e mais funcionais.

Para o ano de 2010 estão previstas mais algumas pequenas obras de embelezamento daquele espaço, por forma a torná-lo ainda mais agradável e funcional.

Já este ano, avançámos com a obra do Parque Desportivo, nomeadamente com a construção em pedra dos muros exteriores de suporte, a qual se encontra na fase final.

Temos o projecto aprovado, e o Presidente está a fazer diligências com vista à sua conclusão no decorrer do próximo ano.

O ano de 2009 foi também o ano da conclusão do LAR, obra que a todos nos orgulha.

Obra há muito pensada, mas de difícil concretização dado o envolvimento financeiro que exigiu.

Começou a funcionar no dia 01 de Julho de 2009 e teve a inauguração oficial em          , com a presença de muitos Conterrâneos, Associados, Amigos e Colaboradores que puderam estar presentes, além da presença de altas individualidades oficiais, nomeadamente do Sr. Secretário de Estado da Segurança Social, da Senhora Governadora Civil da Guarda, do Presidente da Segurança Social da Guarda, e do Sr. vice- presidente da Câmara, entre outros.

Foi um dia marcante para a ADCS e para todos nós, pela utilidade concreta desta Obra no dia a dia de muita gente, nomeadamente dos utentes, dos funcionários e da comunidade em geral. 

 

Donativos:

 

Adivinha-se o envolvimento financeiro no desenvolvimento de todas as actividades da ADCS, nomeadamente o esforço exigido na construção do LAR.

Muitos foram os apoios recebidos, todos decisivos e importantes para tão grande desafio, alguns vindos de gente não esperada, que sentidamente agradecemos.

Lembramos, no entanto, que as responsabilidades assumidas são grandes e que continuam a ser bem-vindos os apoios de todos, nomeadamente de quem ainda não teve oportunidade e o queira fazer.

Lembramos que os donativos têm benefícios a nível de IRS. 

 

Quotas:

 

As quotas têm para a ADCS um duplo significado:

1 - Apesar de continuarem a manter um valor reduzido ( 8€ / Ano) são muito importantes para o equilíbrio financeiro da Associação e para a concretização das actividades do seu âmbito de actuação (desportivas, culturais e sociais).

2 - As quotas são, também, um elo de ligação entre os Associados e a ADCS, ligação essa que queremos se mantenha viva ao longo de muitos anos, pois ela é a essência e o objectivo último da ADCS – o intercâmbio, a informação, o são convívio, o apoio social, em suma, o bem–estar e a felicidade dos seus Associados.

Por esse motivo, e porque estamos em tempo de balanço, lembramos a todos os Associados que ainda não tiveram oportunidade para actualizar as suas quotas, para o fazerem logo que possível.

Lançamos o desafio a todos, para que, no futuro, seja ponto de honra manter as quotas em dia, alimentando, cada ano, o sonhos e as obras desta Casa.

A todos os Associados que, por motivos vários, tenham quotas em atraso há mais de dois anos, e queiram continuar a manter um relação com a ADCS, a título excepcional, poderão ficar com a sua situação regularizada pagando apenas: 

  • Sócios com menos de 18 anos – o ano de 2009;
  • Sócios com mais de 18 anos  - Os anos de 2008 e 2009.

Desta forma, ficariam regularizadas as quotas de todos os Associados, lembrando, para o futuro, a importância destas no orçamento da Associação e a necessidade de se manterem em dia. 

Tal pode ser feito, como habitualmente, na ADCS, ou por transferência bancária para o NIB: 0035 0923 00003262730 38 - Caixa Geral de Depósitos.

Por fim, a Direcção da ADCS espera que a época de Natal tenha sido de paz e de encontro, e deseja, para todos, um Próspero ano de 2010.

 

Aldeia de S. Sebastião, 20 de Dezembro de 2009

 

A Direcção 

Back to Top