O intercâmbio de jovens "Rural Development" foi mais um projeto europeu organizado pela Associação Desportiva, Cultural e Social da Aldeia de S. Sebastião, que se realizou entre os dias 14 a 23 de Novembro 2023 em Aldeia de S. Sebastião.
Este intercâmbio contou com jovens de 7 países diferentes: Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Grécia, Lituânia e Eslováquia.
 

   
O objectivo do projecto foi promover o diálogo intercultural e a aprendizagem entre jovens de zonas rurais ou interessados em zonas rurais, a enriquecer a sua experiência através da internacionalização e  cooperação, bem como para lhes dar a oportunidade de desenvolver as suas competências/atitudes, e para os ajudar no seu caminho a tomar iniciativas para fixar a população em zonas rurais.

Durante o projeto, os jovens tiveram também a oportunidade de conhecer e visitar alguns dos locais mais emblemáticos do Concelho, como a Almeida, Vilar Formoso e Castelo Bom.

Foi também realizado um Magusto aberto a toda população e amigos para partilha de conhecimentos, tradições e cultural entre participantes e comunidade envolvente.

A ADCS Aldeia de S. Sebastião, contou com o apoio fundamental da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, financiadora do projecto, que mais uma vez delegou competências para a execução deste tipo de projectos.

Contámos também com a colaboração e parceria da Câmara Municipal de Almeida, na boa agilização da visita guiada à Vila de Almeida e também aos museus do nosso Concelho.

Foram parceiros também a Junta de Freguesia de Castelo Bom, o Centro Comunitário da Aldeia de S. Sebastião e a Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda.

A seleção e o envio dos participantes ficaram a cargo das Associações parceiras Internacionais que apoiaram a dinamização das atividades e na disseminação dos resultados alcançados com este projeto.

A todos os que participaram e colaboraram neste intercâmbio, a ADCS, agradece reconhecidamente a ajuda prestada.

 

Back to Top