De 23 a 30 de Julho a ADCS recebeu jovens de 7 países europeus (Portugal, Espanha, Itália, Lituânia, Grécia, Hungria e Roménia), no intercâmbio de jovens "Equality is a Priority".

 

O programa já aprovado em 2020, não pode ser executado na data prevista, por motivos de pandemia. Neste sentido, para que todos os participantes pudessem usufruir do projeto, foram criadas e cumpridas condições de segurança de forma a minimizar sempre um possível risco de contágio.

Assim, o projecto “Equality is a Priority” teve como finalidade a consciencialização dos participantes para a desigualdade de género. Foram proporcionados momentos de partilha, de ferramentas, ideias e metodologias para uma maior igualdade de género nas suas organizações e comunidades. Houve a partilha de experiencias, sociais, culturais comparativos entre os países representados pelos participantes.

Durante estes dias, os jovens tiveram também a oportunidade de conhecer e visitar alguns dos locais mais emblemáticos do Concelho, como a Vila de Almeida e Vilar Formoso.

A ADCS Aldeia de S. Sebastião, contou com o apoio fundamental da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, financiadora do projecto, que mais uma vez delegou competências para a execução deste tipo de projectos em associações localizadas no dito “Interior”. O nosso agradecimento.

Contámos também com a colaboração e parceria da Câmara Municipal de Almeida, na boa agilização da visita guiada à Vila de Almeida e também aos museus do nosso Concelho.

Foram parceiros também a Junta de Freguesia de Castelo Bom, a Associação Juvenil SYnergia, o Centro Comunitário da Aldeia de S. Sebastião e a Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda.

A seleção e o envio dos participantes ficaram a cargo das Associações parceiras Internacionais que apoiaram a dinamização das atividades e na disseminação dos resultados alcançados com este projeto.

A todos os que participaram e colaboraram neste intercâmbio, a ADCS, agradece reconhecidamente a ajuda prestada.

Back to Top