De 9 a 20 de Outubro a ADCS recebeu 40 jovens de 7 países europeus (Portugal, Espanha, Itália, Lituânia. Bulgária, Roménia e Grécia) no intercâmbio de jovens "Act for the countryside".

Durante estes dias, estes jovens tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos locais mais emblemáticos da região, como a Vila de Almeida, Castelo Mendo e Castelo Bom, Castelo Rodrigo, Cidadelhe Rupestre, a Guarda, entre outros. Visitámos ainda Ciudad Rodrigo e Salamanca, bem como Retortillo e a tão polémica mina de extorsão de urânio naquela zona, com efeitos futuros tão devastadores para o   nosso Rio Douro. Manifestamos o nosso desagrado.

Durante as visitas, os participantes tiveram a possibilidade de descobrir as potencialidades dos concelhos e refletir sobre estratégias de dinamização e promoção desta área, de forma a torná-la mais atrativa aos jovens e aos turistas que visitam Portugal. Para isso, no final deste projeto, foram criados vídeos promocionais sobre a região e mapas interativos, bem como páginas nas redes sociais instagram e facebook (countrysideportugal e ActFortheCountryside, respetivamente), de forma a    promover o interior de Portugal. Ao financiador principal deste projeto (Erasmus+ Já), fica o nosso  reconhecimento. Congratulamo-nos com a Agência Nacional nos critérios de aprovação dos projetos, dando oportunidades ao Interior de mostrar o que de bom temos e sabemos fazer. O Nosso       Aplauso!!!

Foi evidente ao longo do programa a boa camaradagem entre todos os participantes, criando-se uma verdadeira “família europeia”. Os objetivos foram amplamente alcançados. No final o “Adeus” foi muito emotivo.

A ADCS Aldeia de S. Sebastião, além de contar com o apoio fundamental da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, contou ainda com vários parceiros locais como a Federação das     Associações Juvenis do Distrito da Guarda, Câmara Municipal de Almeida, Câmara Municipal de    Figueira Rodrigo, Junta de Freguesia de Castelo Bom, Centro Comunitário da Aldeia de S. Sebastião, Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo, Cidadelhe Rupestre, Uniself, Associação Juvenil SYnergia, a Associação Cultural e Recreativa Fernão Joanes e ainda com o apoio da Federação Nacional das  Associações Juvenis e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Foram parceiros internacionais: Inter Juvenil (Espanha), Jump In (Itália), VSL Inceptus (Lituânia), Footura (Bulgária), Allons y (Roménia) e Hellenic Youth Participation (Grécia) que fizeram a seleção e o envio dos participantes deste projeto e apoiaram a dinamização das atividades e a disseminação dos resultados alcançados com este projeto.

A todos os que participaram e colaboraram neste intercâmbio, a ADCS, reconhecida agradece

 

A Direção

 

Back to Top