A Aldeia de S. Sebastião, outrora conhecida por Quinta da Ribeira dos Abutres, é uma pequena povoação de 80 habitantes, situada no distrito da Guarda, a 5 km da fronteira espanhola e de fácil acesso, seja de comboio (apeadeiro de Aldeia), seja pela autoestrada (A25 - Vilar Formoso).

Tal como aconteceu noutros meios rurais, também esta aldeia tem uma população maioritariamente idosa, contudo, quem a visita, encontra uma comunidade divertida e bem disposta, sempre afável e acolhedora. Seja numa leda manhã de vindima, ou numa agradável tarde de contos e cantos, ou ainda numa cativante noite de bailarico, os jovens e sábios, mestres e aprendizes desta aldeia vivem de forma verdadeiramente harmoniosa.

Situada portanto na zona rainana, a aldeia entrega-se completamente às tradições e velhos costumes, mas a forma espontânea como alberga novas ideias e projectos fá-la transbordar de vida e energia.

A Associação Desportiva, Cultural e Social de Aldeia de S. Sebastião é a prova irrefutável de tal dinâmica social, já que foi com o apoio e boa vontade de toda a população que o projecto se desenvolveu e continua a desenrolar.